sexta-feira, 29 de julho de 2016


O estômago do bebê nasce pequenininho como uma azeitona e com o passar dos dias vai aumentando seu volume! Entre outros motivos, a amamentação em livre demanda,especialmente no primeiro mês é tão importante!
Pela necessidade de contato com a pele da mãe e por causa do tamanho do estômago, o bebê precisa mamar "toda hora". Não é leite fraco e, com a exceção de situações muito específicas, não existe pouco leite!
Se está com um bebê em casa, amamente muito. Se está grávida, prepare-se para amamentar e resistir aos apelos da indústria por meio de médicos e parentes que não entendem a "mecânica" da amamentação e a importância do leite materno.
* * *
"...a capacidade gástrica do bebê é limitada. Ela varia cerca de 7mL ao nascer a 200-250mL ao final do primeiro ano, passando para 70 mL na segunda semana e aumentando conforme o peso, numa proporção aproximada de 20mL/Kg/refeição. Assim, a capacidade gástrica do bebê varia de cerca de 150mL aos seis meses a 200-250mL aos 12 meses, aumentando aproximadamente, 10mL a cada mês."
(Retirado do livro "Amamentação - Bases Científicas" - Marcus Renato De Carvalho & Luis Alberto Mussa Tavares)




Nenhum comentário: