quarta-feira, 10 de março de 2010

MamaMia....by Fabíola


Fabíola Costa





Conchas de amamentação.
04 março 2010

A concha de amamentação, é um utensílio hoje muito usado pelas mulheres durante a gestação e no pós parto. As empresas fabricantes divulgam uma infinidade de motivos para que a mulher adquira tal instrumento. Resolví descrever o que a minha prática, tanto pessoal como profissional me demonstrou sobre a necesidade ou não do uso das conchas, e qual a melhor forma de utilizá-las.

1º - As conchas devem ser experimentadas, como sutiã. Existem vários modelos de vários fabricantes diferentes. As mamas não são todas iguais e portanto não há um fabricante melhor que o outro, mas sim, uma concha se adpta melhor ao seu seio que a outra.

Dicas importantes:






A ventilação deve ser suficiente para a aréola respirar, evitando assim o crescimento de fungos e bactéria.s

O furo deve compreender grande parte da aréola, para evitar a compressão dos sacos de leite que ficam por trás da aréola.

2º – Fazer bico com a concha, não é uma grantia, não existe nenhuma certeza de que a concha vai proprtuir o bico, porém não custa tentar! A melhor forma de protrusão do bico é o exercício do bebê no seio.

3º – As conchas ajudam no escoamento do leite, elas mantém a aréola vazia pela pressão que exerssem, por isso também é importante que o furo da concha compreenda a aréola. Diminuindo a possibilidade de empedramento.

4º- Para os mamilos com rachaduras, a concha protege impedindo o contato da pele com o tecido do sutiã. Porém é importantíssimo redobrar os cuidados com a higiene nesse momento, visto que a rachadura é uma porta de entrada para infecção.





Por: Fabíola Costa

Um prazer enorme apresentar minha amiga:

Fabiola Costa, mãe da Gabriela - hoje 3 anos e do Eduardo recém chegado em 16 de dezembro 2009 - Fonoaudióloga de formação universitária, Psicanalista em formação por amor aos conceitos, Pós Graduada em Desenvolvimento Infantil, membro do GTIAM (grupo técnico de incentivo ao aleitamento materno- UFF), Doula e uma apaixonada pela gravidez e amamentação. Atuo com aleitamento materno desde que me tornei profissional, e os cuidados com as gestantes foram conhecimentos adquiridos com a minha própria gravidez, acompanhada de estudos e envolvimentos profissionais

MamaMia é um espaço criado em 2005, formado por profissionais de várias áreas de conhecimento que ambicionam o mesmo objetivo: dar suporte clínico e emocional à mãe e ao bebê durante a Amamentação. Sabemos o quanto o mundo vem investindo em políticas que promovam a amamentação, portanto, pautados no desejo de unir forças, o MamaMia vem configurando um espaço onde a mulher pode ser escutada e orientada a partir dos seus sentimentos, desejos e dúvidas diante do momento em que está vivenciando.

Partindo de um ponto comum, nossa equipe é composta de profissionais que vivenciaram ou participaram - nas posições de mãe e pai - da amamentação de seus filhos. Tal experiência carrega um diferencial fazendo com que estes profissionais não só ofereçam um atendimento teórico-clínico fundamental, mas também saibam do lugar que falam. Todos unidos por uma meta: oferecer subsídios para que mãe, bebê e sua família tenham prazer na experiência de amamentar.

CONTATOS:


Atendimento 24 horas pelo telefone - (21) 9899-4885

http://mamamiaamamentar.wordpress.com

2 comentários:

Mamamia disse...

AMEI! Que lindo!
Beijos.

Mamamia disse...

AMEI! Que lindo!
Beijos.