terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PLANO DE PARTO:COMPARTILHANDO SEUS DESEJOS



O SEU PLANO DE PARTO DEVE REFLETIR OS SEUS DESEJOS PARA UMA BOA EXPERIENCIA DE PARTO.

Criar o seu plano de Parto é uma oportunidade para refletir e discutir assuntos relacionados com o nascimento, envolvendo o seu companheiro, médico, parteira, enfermeira, doula ou outras pessoas envolvidas no seu parto.

Crie um documento simples, claro e pouco extenso (uma página deverá ser suficiente).

Uma cópia deste Plano de Parto deve ser entregue a todas as pessoas que intervêm no nascimento do seu filho.

Sugerimos que entregue também uma cópia, à Administração do hospital/maternidade onde nascerá o seu filho, bem como juntar uma cópia

aos seus histórico médico gestacional (carteirinha de grávida apresentada á cada consulta,exames,ultra ,etc),que será entregue á equipe hospitalar na hora de sua admissão para o parto.

Ou se for ter um parto domiciliar ou em uma Casa de Parto, entregue á equipe responsável.

Lembre-se de que o parto não é um acontecimento totalmente previsível, pelo que será necessário adaptar o seu Plano de Parto, bem como sugestões de cartas e outras leituras que poderá fazer sobre esta questão, e destas, escolha apenas as que são realmente fundamentais para si!


Plano de Parto


Imagine-se na seguinte situação:
você, em trabalho de parto, chegando à maternidade. Enquanto seu marido fica na recepção preenchendo papéis você é levada para dentro, para ser preparada. Um pouco mais tarde te informam que ele não vai poder entrar porque a maternidade não permite. Informam também que ele está "aprontando uma confusão" lá na portaria e já chamaram a polícia.

Outra situação:
imagine-se em trabalho de parto, chegando de madrugada na maternidade. A recepcionista fica espantadíssima de você estar em trabalho de parto, pois as mulheres que têm o seu convênio geralmente vêm com cesárea marcada. A sala de pré-parto da maternidade é só para gestantes do SUS e você deveria ter uma carta do médico junto com uma autorização do convênio para poder ser internada diretamente no quarto. Enquanto ela tenta resolver o impasse você vai ter que esperar na recepção.

ACHOU ABSURDO? POIS SAIBA QUE ACONTECE!

Para evitar imprevistos como este é melhor você fazer um Plano de Parto e conversar com seu médico sobre cada passo do trabalho de parto. Se você não tem convênio médico vá até a maternidade e se informe sobre todos os passos pelos quais passam as parturientes, desde a internação até a alta.


Fazer um Plano de Parto tem três funções muito importantes:

1- evitar imprevistos de difícil solução

2- levar você a conhecer e pensar sobre cada momento do seu parto, podendo fazer escolhas que se referem ao seu corpo e ao seu bebê

3- deixar suas preferências bem claras para a equipe que vai te acompanhar

O Plano de Parto é tão importante que é a primeira de uma série recomendações da OMS para melhorar, no mundo todo, o nível do atendimento dado a parturientes e recém-nascidos.


O QUE PODE CONSTAR DO PLANO DE PARTO?

Tudo, desde as primeiras contrações até os primeiros dias pós-parto. O plano de parto é uma lista sobre os acontecimentos possíveis em um parto e sobre os quais você pensou. Pode ser feito em forma de carta ao médico e a instituição como já é feito em alguns países, ou simplesmente ser uma reflexão sobre o que você aprendeu e deseja sobre seu parto. Não é uma lista de "mandamentos" para os profissionais muito menos um "alvará" para sua desobediência frente à equipe. É uma organização de idéias para facilitar o diálogo com o profissional que te acompanhará.

*Em que maternidade ou Casa de Parto você quer ter o bebê?
*Você gostaria de ficar lá com um acompanhante?
*Gostaria de ter uma doula?
* Irá receber lavagem intestinal, raspagem dos pelos, soro com hormônio para acelerar as contrações, anestesia, ficar sem beber líquidos?
*O que a medicina baseada em evidência e a OMS (Organização Mundial de Saúde) tem a dizer sobre estes procedimentos que vemos serem utilizados como rotina?
*Gostaria de amamentar logo após o parto e garantir alojamento conjunto logo a seguir ou concorda em esperar por 6 horas ou mais até poder se reencontrar com o bebê?
* Em caso de cesárea, gostaria de ser "apagada" após a saída do bebê? Ou gostaria de segurá-lo com a ajuda do seu acompanhante após o parto?
*Quais procedimentos você aceita e quais preferia evitar?

Pequenos detalhes e enormes diferenças que podem garantir um parto único, feliz e ativo, trazendo maior segurança para mãe, pai e filho. Para a equipe, pode ser um norte para melhor poder atendê-la e até mesmo repensar as práticas que vem sendo feitas rotineiramente.


COMO FAZER MEU PLANO DE PARTO

Além de saber dos procedimentos de praxe do seu obstetra ou parteira e da maternidade, busque informações em livros e sites de confiança. Listas de discussão na internet e cursos de preparação para o parto podem ajudar bastante. Se puder, converse com ex-gestantes que tiveram parto no mesmo local, ou com o mesmo profissional. Aos poucos o que você quer e não quer no seu parto vai ficando mais claro e você pode ir conversando e negociando com seu médico o que é possível e o que não é.

QUANDO DEVEMOS LEVÁ-LO PARA O MÉDICO?

Desde a primeira consulta você pode começar a fazer perguntas sobre como o médico costuma agir durante o parto de suas pacientes. Para levar tudo por escrito é melhor que seja a parir do sexto mês, e para deixar uma cópia para o médico é melhor estar bem próximo da data prevista. Isto porque suas preferências podem sofrer mudanças.


QUAL SERÁ A REAÇÃO DO MÉDICO?

Deve ser a melhor, pois a relação médico/paciente deve ser aberta e honesta. Os bons médicos já estão acostumados a ter com seus pacientes esse tipo de conversa.

Se você não se sente à vontade nem para conversar com ele ou se ele reagir mal é melhor desistir logo e procurar outro!



Exemplo de Plano De Parto


(nome)

(idade)

(cidade)

(telefone fixo)

(telefone celular)


Local, data

Ex.mo Sr Dr. Diretor Clínico

Dirijo-me a vós, dada a aproximação de um grande e feliz acontecimento para minha família: a chegada de nosso filho.


Conhecendo o bom desempenho dos profissionais dessa instituição, de sua capacidade e do esforço e empenho para um serviço de excelência e principalmente cada vez mais humanizado, venho com total consciência dos meus atos, solicitar-vos as seguintes condições para o meu parto:


*possibilidade de deambulação;

*perfusão intra -venosa somente se estritamente necessária para aplicação de algum fármaco ou para hidratação;

*utilização de occitocina,somente com minha aprovação;

*presença de minha doula;

*presença de meu acompanhante(companheiro ou alguém da família),por todo TP e parto;

*episiotomia só em caso de extrema necessidade;

*amamentação do bebe, á primeira hora de nascido.

Estou certa de que um parto nestas condições será para mim um parto bem humanizado, que promoverá o meu bem estar físico e emocional, sem abalar a segurança que deve envolver o nascimento do meu filho e principalmente que estaremos a dar uma grande oportunidade para esse bebe nascer mais feliz!


Atenciosamente


(assinatura)

Nenhum comentário: