quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Meu querido Prof Hugo ...que orgulhoooo !!!!


Hugo Sabatino recebe homenagem do Ministério da Saúde
Talita Matias
Fotos: Antonio ScarpinettiEdição das imagens: Everaldo Silva

[13/12/2010] Como reconhecimento por seu trabalho em prol da humanização do parto, Hugo Sabatino, professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e médico do Hospital da Mulher José Aristodemo Pinotti – Caism/Unicamp recebeu em Brasília uma homenagem, em forma de diploma, do ministro da Saúde, José Gomes Temporão. A premiação foi entregue durante a III Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento, realizada no final de novembro.

Sabatino foi o principal idealizador da criação da Rede pela Humanização do Nascimento (Rehuna), em Campinas, em 1993, no I Encontro de Parto Humanizado (Enparh). O encontro inicial reuniu 33 pessoas, vindas de várias regiões do Brasil e comprometidas com ações na área. O objetivo era juntar forças para trabalhar pela humanização do parto e nascimento no país. Como resultado das atividades dos participantes foi divulgado um manifesto. “Nós criamos a Carta de Campinas. Isso teve uma repercussão muito grande e os participantes que representavam o país começaram a trabalhar pela humanização”, recordou Sabatino.

A atuação do professor, porém, começava 13 anos antes, quando Jailson Sanches, aluno de medicina da Unicamp e sua esposa Rubia Mitiko Fuquda, ao final da gravidez, procuraram Sabatino para que seu parto fosse natural, sem anestesia e em posição de cócoras. O casal construiu uma cadeira para facilitar a realização do parto nessa posição. Para atender a solicitação foi estabelecida a apresentação de um projeto de pesquisa na Faculdade e determinado que a cadeira deveria ser doada para que outras mulheres pudessem ter seus partos na posição vertical e desta forma contribuir com a pesquisa. O projeto foi aceito pelo professor José Aristodemo Pinotti, que na época era Chefe de Departamento de Tocoginecologia da FCM, que funcionava nas dependências da Santa Casa de Misericórdia de Campinas.

Como o método mostrou-se satisfatório, Sabatino passou a incentivá-lo e com a união de outras pessoas, foi criado o Grupo de Parto Alternativo (GPA), ligado ao Departamento de Tocoginecologia. Entre os objetivos estavam a preparação do casal, o incentivo à presença de um acompanhante na hora do parto e ao respeito dos processos fisiológicos do nascimento, além de estímulo ao fortalecimento da relação entre a mãe e o filho, por meio do contato pele a pele imediato e do aleitamento materno.

Para que o método tivesse comprovação cientifica, o professor Sabatino e pesquisadores da Unicamp empreenderam estudos para demonstrar sua eficácia. E seis anos depois do primeiro parto realizado nesta posição, o médico criou outra cadeira de parto, produzida com material de fibra de vidro. Somente nesta cadeira, cuja patente foi doada à universidade, já foram realizados mais de 2.500 partos.

Com a criação da Rehuna, os ideais defendidos pelo grupo puderam ser divulgados com maior amplitude pelos participantes. A rede, que hoje é coordenada pelo médico Marcos Leite dos Santos, reuniu 5.000 participantes em sua terceira conferência internacional. Ao longo de quase vinte anos tem conseguido cumprir metas arroladas na Carta de Campinas como a divulgação e implantação de métodos de parto humanizado e o resgate do momento do nascimento como evento de profundas consequências para mães e filhos. “A homenagem, recebida em Brasília, foi um agradecimento a esta iniciativa”, realçou Sabatino.


terça-feira, 15 de junho de 2010

Mamás en España - Dr Emílio Santos - Esse eu recomendo e assino em baixo

http://doctorsantos.com/

entrem no blog

Pio Milla 39, Colonia Los Angeles, 28223 Pozuelo, Madrid (junto a Casa de Campo).
Teléfono 91 544 7971, 617 562 783.
Se aparca en la puerta.
Metro Colonia Jardín a 900 metros (bajar calle Sedano y subir calle Jaén).
Metro Ligero Prado de la Vega (Hospital Quirón) a 300 metros.
Tren Aluche, tomando taxi (5 min).
Bus 65, desde Plaza Jacinto Benavente; 564 y 574 desde Aluche Cercanías.

Feliz em Madrid.....Minhas mamás queridas ...Grandes Mulheres














































quarta-feira, 9 de junho de 2010

Mamás em Madrid










































































































Massagem


Nutrir uma criança
Sim

Mas não só com leite

É preciso pegar-lhe ao colo

É preciso acariciá-la

Embalá-la

E massajá-la

É necessário conversar com a sua pele

Falar com as suas costas

Que tem sede de fome

Como a sua barriga

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Nasceu Luan...filhote da minha amiga e comadre Andréia



















































































































































Foram momentos maravilhosos e especiais...
Vivenciar essa viagem magnífica ....essa transformação...em cada contração..em cada passagem..
estar ao lado de tão grande mulher, guerreira, mãe, fêmea ...deixando-se conduzir pala sua força feminina permitindo-se entrega total e absoluta ....nesse parto onde todas nós parimos ...vc ,eu ,sua mãe e acho q até os homens da casa tb.....foi realmente maravilhoso
Obrigada minha amiga por tal honra ,por estar ao seu lado e compartilhar tdo esse ato de mais puro amor.....
Te amoooo.......
Mara ...amiga irmã doula e cumdade ......








Obrigada meu Deus por mais essa linda jornada !

segunda-feira, 22 de março de 2010

A VIDA EM FOCO..... acessem



Isabel Asckar ..indico e confio !




Minhas queridas mães


Conheci Isabel na loja da Zazou,ela realiza um trabalho divino,artístico e com




mta sensibilidade e competencia.

Um trabalho fotográfico realmente lindo,eu indico e sou parceira!

Acessem o site,vale mesmo a pena

Obrigada!!

Mara



http://www.vidaemfoco.com.br/

terça-feira, 16 de março de 2010